"Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Continua nestes deveres; porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes." - I Timóteo 4.16
Batistas Regulares
Descrição Geral e História
A Igreja Batista Regular é uma denominação cristã de orientação batista tradicional (conservadora).
O nosso grupo foi fundado em 1932 quando foi organizada a General Association of Regular Baptist Churches (GARBC) por batistas que se separaram da Convenção Batista do Norte, dos Estados Unidos, liderados por Howard C. Fulton. A separação deu-se devido ao liberalismo teológico que solapou as bases de todas as denominações desse país ao rejeitarem as doutrinas fundamentais da fé cristã.
A inclusão da palavra “REGULAR” ao nome das igrejas se deu exatamente para diferenciar, naqueles tempos, as igrejas que seguiam firmemente a Palavra de Deus, a Bíblia, e não se abriram para receber as ideias do liberalismo teológico. Para nós, a palavra “REGULAR” significa: “conforme a Regra”, ou seja, conforme a Bíblia.
No Brasil, o grupo chegou à região norte em 1935 e 1936 com os missionários William A. Ross e Edward Guy McLain respectivamente. MacLain ao chegar ao Brasil se instalou em Juazeiro do Norte/CE, onde se deu início a Primeira Igreja Batista Regular do Brasil. E, no Nordeste, através dos missionários Carleton e Adelaide Mateus em 1932, na cidade de São José de Mipibu/RN.
A doutrina e prática Batista Regular é bem mais conservadora do que a de outros batistas hoje em dia, pois são fundamentalistas, ou seja, seguem os fundamentos da Bíblia, não introduzindo teologias ou práticas contemporâneas em suas igrejas.
No Brasil, o movimento conta com 700 igrejas, seminários, editoras e vários acampamentos. Com destaque de sua presença marcante nos estados do Rio Grande do Norte, Ceará e São Paulo.
Organização
Os Batistas Regulares preservam o princípio histórico dos batistas quanto a autonomia da igreja local. Estas igrejas reúnem-se para comunhão através de associações estaduais, e estas representam-se nacionalmente por meio da Associação de Igrejas Batistas Regulares do Brasil (AIBREB).
Como expressão de um movimento, esse grupo considera que para ser uma Igreja Batista Regular não é necessário estar ligado a qualquer associação, desde que mantenham os distintivos históricos dos batistas, sejam conservadoras, fundamentalistas, e preservem a mesma doutrina e prática. Entretanto, qualquer igreja só pode associar-se a AIBREB se estiver ligada a uma das associações estaduais.
Fundamentalismo
Os Batistas Regulares são fundamentalistas. Isso não se refere a qualquer ideia de extremismo como infelizmente na sociedade essa palavra está associada. O termo “fundamentalismo” (dentro do meio cristão) teve sua origem como reação a teologia liberal do século XX que atacava as doutrinas fundamentais da fé cristã.
Por isso, ser fundamentalista diz respeito ao fato de que crermos nas principais doutrinas da Bíblia, a única regra de fé e prática da vida cristã, sendo elas:
• A inspiração verbal e plenária das Escrituras (Bíblia);
• O nascimento virginal de Jesus Cristo (não nasceu em pecado);
• A crença no sobrenatural, ou seja, nos milagres da Bíblia;
• A morte vicária e substitutiva de Jesus Cristo para nos salvar da condenação eterna;
• O retorno de Jesus Cristo pessoal e iminente;
• Distintivos Batistas.
Normalmente, para expor seus distintivos de forma didática, eles os expressam pelo seguinte acróstico: BATISTAS.
Bíblia como única regra de fé e prática;
Autoridade de Cristo como o Cabeça da Igreja;
Trabalho dividido em dois ofícios: pastores e diáconos;
Imersão (batismo por imersão) e Ceia: as duas ordenanças;
Sacerdócio individual de cada crente;
Todos os membros regenerados e batizados;
Autonomia da igreja local;
Separação entre a Igreja e o Estado, e da heresia.
Conheça mais sobre a obra dos Batistas Regulares:
AIBREB (Associação das Igrejas Batistas Regulares do Brasil)
Editora Batista Regular